implante-coclear

O que é um implante coclear?

O implante coclear é um pequeno dispositivo eletrônico que pode ajudar a proporcionar uma sensação de som a uma pessoa que apresenta uma perda auditiva de grau severo a profundo. O implante faz o trabalho das células nervosas danificadas ou ausentes que, em uma orelha normal tornam possível ouvir. O implante coclear pode ser programado de acordo com suas necessidades específicas e grau de perda auditiva. Consiste em uma parte externa que fica atrás da orelha e uma segunda porção que é cirurgicamente colocado sob a pele.

Quem pode se beneficiar de um implante coclear?

O implante coclear pode ajudar pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo que não recebem qualquer benefício da prótese auditiva. Os implantes cocleares têm sido mostrados para melhorar a capacidade de uma pessoa para compreender a fala e falar claramente.

Em que consiste o implante coclear?

Consiste em:
* Um microfone, que capta o som do ambiente.
* Um processador de fala, que seleciona e organiza sons captados pelo microfone.
* Um transmissor e receptor estimulador, que recebem os sinais do processador de fala e os convertem em impulsos elétricos.
* Uma série de eletrodos em  grupo que recolhe os impulsos e envia  para diferentes regiões do nervo auditivo.

Um implante não restaura a audição normal. Em vez disso, ele pode dar ao paciente uma representação útil de sons no ambiente, e ajudá-lo a compreender o discurso.

Como funciona um implante coclear?

O implante coclear é muito diferente de um aparelho auditivo. Os aparelhos auditivos amplificam os sons para que eles possam ser detectados pelo ouvido danificado. Os implantes cocleares ignoram partes danificadas do ouvido e estimulam diretamente o nervo auditivo. Sinais gerados pelo implante são enviados através do nervo auditivo para o cérebro, que reconhece os sinais de som.

O implante coclear é diferente de uma audição normal e leva tempo para o paciente aprender ou reaprender a ouvir. No entanto, ele permite perceber os sinais de alerta, compreender os outros sons no ambiente, e desfrutar de uma conversa pessoalmente ou por telefone.

Quem é candidato ao uso do implante coclear?

São considerados candidatos ao uso de Implante Coclear, crianças a partir dos 12 meses de idade e adultos que apresentam deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau severo e profundo e que não obtiveram benefícios com o uso de aparelho auditivo. Atualmente existe no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.

Vale ressaltar que os candidatos ao Implante Coclear passam primeiramente por uma avaliação com uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros.