zumbido-no-ouvido-otoclinic-aparelhos-auditivos

Zumbido significa perceber um som que não está sendo gerado no meio ambiente naquele momento. Pode ser um som intermitente ou um som irritante contínuo em uma ou ambas as orelhas. Sua altura pode ir de um  som baixo a um  alto, além disso pode parecer com um chiado, panela de pressão, cachoeira e entre outros.

Quais as causas do zumbido?

Causas do zumbido incluem perda auditiva,  exposição a ruídos altos ou medicamentos que você pode tomar para um problema diferente. O zumbido pode também ser um sintoma de outros problemas de saúde, como alergias, pressão arterial alta ou baixa, tumores e problemas no coração, vasos sanguíneos, mandíbula e pescoço.

Em alguns casos de exposição ao ruído, o zumbido é o primeiro sintoma antes que a perda auditiva se desenvolva, por isso deve ser considerado um sinal de alerta e uma indicação da necessidade de proteção de audição em ambientes ruidosos. Certos medicamentos comuns também podem danificar as células da orelha interna e causar zumbido. Estes incluem medicamentos não sujeitos a receita médica, como a aspirina, um dos mais comuns e medicamentos mais conhecidos que podem causar perda auditiva e zumbido eventual.

Como é que o zumbido é tratado?

Na maioria dos casos, não existe um tratamento específico. Se um otorrinolaringologista encontra uma causa específica para o seu zumbido, ele pode ser capaz de oferecer um tratamento específico para eliminar o ruído. Esta determinação pode exigir testes extensivos, incluindo raios-x e outros exames de imagem, exames audiológicos, testes de função do equilíbrio e trabalho do laboratório. No entanto, na maioria das vezes, que não relacionar a presença do zumbido com a perda auditiva sensorial, as causas específicas são muito difíceis de identificar. Ainda não há medicação específica para o zumbido, ocasionalmente, os medicamentos podem ser julgados e alguns podem ajudar a reduzir o ruído.

Quais são outras opções de tratamento para o zumbido?

• Tratamentos alternativos, como a meditação consciente
• Amplificação (aparelhos auditivos)
• Os implantes cocleares ou estimulação elétrica
• A terapia cognitiva
• A terapia de som / terapia de retreinamento do zumbido (TRT)

• Tratamento da ATM
As crianças podem ter zumbido?
É relativamente raro, mas não inédito para pacientes com menos de 18 anos ter o zumbido como queixa principal. No entanto, é possível que o zumbido em crianças é significativamente sub-relatado, em parte porque as crianças não podem ser capazes de expressar essa denúncia. Além disso, em crianças com perda auditiva neurossensorial congênita, que pode ser acompanhada de zumbido, esse sintoma pode ser despercebido, pois é algo que é constante em suas vidas. Na verdade, eles podem se acostumar a isso, o cérebro pode aprender a ignorar este som interno.

Em pré-adolescentes e adolescentes, o maior risco para desenvolver o zumbido está associado à exposição a sons de alta intensidade, especialmente para ouvir música. Em particular, quase todos os adolescentes usam dispositivos pessoais MP3 e quase todos os jogos de mão eletrônicos são equipados com fones de ouvido. É difícil para um pai acompanhar o nível de som que as crianças estão expostas. Portanto, o modo melhor e mais eficaz de prevenção de zumbido em crianças é a educação adequada em relação à exposição ao ruído excessivo, bem como o acompanhamento dos pais ou outros cuidadores.

Dicas para diminuir a severidade do zumbido:

• Evitar a exposição a sons intensos e ruídos.
• Controlar a pressão arterial

• Diminuir a ingestão de sal. O sal prejudica a circulação sanguínea.
• Evitar estimulantes, como café, chá, coca-cola e tabaco.
• Realizar exercícios físicos diariamente para melhorar a sua circulação.
• Tenha um descanso adequado e evitar a fadiga.
• Parar de se preocupar com o barulho. Reconhecer o ruído a sua cabeça como um aborrecimento e aprender a ignorá-la tanto quanto possível. É parte de você.

O que pode me ajudar a lidar com isso?
*  Exercícios de concentração e relaxamento podem ajudar a controlar os grupos musculares e a circulação por todo o corpo. O maior relaxamento e circulação alcançados por estes exercícios podem reduzir a intensidade do zumbido em alguns pacientes.

*  Mascarando um barulho na cabeça com um som competindo em um nível constante baixo, como um relógio ou rádio (ruído branco) estático, pode torná-lo menos visível. O zumbido geralmente é mais problemático, num ambiente calmo.

* Em alguns casos, os aparelhos auditivos podem mascarar o zumbido.Se você tem uma perda auditiva, é importante não fixar o aparelho auditivo em níveis excessivamente altos, pois isso pode piorar o zumbido. No entanto, se o seu objetivo principal é o alívio do zumbido , é aconselhável um estudo aprofundado antes de efetuar a  compra.