Dor de ouvido no frio: veja o que causa e como evitar

Dor de ouvido no frio

Quando a temperatura cai, algo muito comum costuma acontecer com as pessoas: elas começam a reclamar de dor de ouvido no frio.

Em regiões onde o frio chega a ficar com temperaturas abaixo de zero, essas reclamações, geralmente, são mais constantes.

A dor de ouvido no frio ocorre porque, com as temperaturas mais geladas, as pessoas ficam mais propensas a ter inflamações e infecções.

Nessa época do ano, podem aparecer as irritações em algumas partes do corpo, como ouvido, nariz e garganta.

Por isso, é importante ficar atento à otite média aguda, conhecida como dor de ouvido de inverno, a qual deve ser tratada corretamente para que não ocorram danos na audição.

Pode-se dizer que as crianças e os idosos são os que mais sofrem com a otite média devido ao seu sistema imunológico apresentar mais dificuldade em combater os fatores relacionados à umidade, frio e vento.

Mas o que causa essa dor de ouvido que incomoda ?

Causas de dor de ouvido no inverno

Otite média

A principal causa da dor de ouvido no inverno é a otite média, a qual ocorre durante ou após uma gripe ou resfriado. Sua causa pode ser por bactérias e vírus que provocam a inflamação e ou obstruções.

Amigdalite

Essa infecção ocorre por vírus, bactérias ou fungos na garganta, porém pode afetar o ouvido, ocasionando muita dor.

Sinusite e Rinite

Uma inflamação ou infecção no trato respiratório pode acometer o sistema auditivo, devido ao fato de estarem interligados pela tuba auditiva.

O acúmulo da secreção no nariz causada pela rinite ou sinusite pode obstruir a tuba auditiva, provocando dor e ouvido tampado.

Como proteger os ouvidos dessa dor de ouvido no frio?

Para a proteção do ouvido no inverno, deve-se tomar alguns cuidados:

  1. Realizar lavagem nasal diariamente para que a secreção não se acumule;
  2. Secar bem o ouvido após o banho com uma toalha seca e, de preferência, limpa;
  3. Evitar utilizar o cotonete ou outro objeto para limpar a orelha, pois esse tipo de material pode empurrar a cera ou perfurar a membrana;
  4. Ter todas as vacinas em dia;
  5. Nos dias mais gelados, utilizar gorros e protetores no ouvido, caso fique exposto ao frio por mais de 15 minutos;
  6. Tratar corretamente as gripes e resfriados.

É claro se com essas informações o problema persistir, não hesite em entrar em contato com um médico especializado para tratar do seu problema.

A dor de ouvido no frio é algo incômodo e que deve ser tratada com rapidez para que o problema não seja agravado.

Caso queira ver mais dos nossos conteúdos, siga nossa página no Instagram para ficar por dentro de assuntos relacionados à audição.

Se quiser se aprofundar um pouco mais nos temas, já escrevemos sobre dor de ouvido, médicos otorrinolaringolosistas e aparelho auditivo.

Dor de ouvido no frio: veja o que causa e como evitar
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo WhatsApp. Clique aqui!