Presbiacusia (Perda auditiva relacionada à idade)

A Presbiacusia é uma  perda auditiva relacionada ao envelhecimento. Apresenta-se como uma perda lenta e progressiva da capacidade de ouvir sons de alta freqüência (agudos), o que torna a percepção das consoantes mais difíceis.

Causas

Não há uma causa única conhecida para a perda auditiva relacionada à idade. Mais comumente, o problema é causado por alterações na orelha interna que ocorrem à medida que envelhecem. No entanto, os seus genes e ruídos altos (como os de shows de rock ou fones de ouvido música) podem desempenhar um grande papel.

Os seguintes fatores contribuem para a perda auditiva relacionada à idade:

* Histórico familiar
* A exposição repetida a ruídos altos ao longo dos anos
* Fumantes

Alguns  medicamentos também contribuem para a perda auditiva relacionada à idade. Cerca de metade de todas as pessoas acima de 75 anos têm algum grau de perda auditiva relacionada à idade.

Os sintomas incluem:

* Dificuldade de entender em áreas ruidosas
* Sons agudos, tais como “s” ou “th” são difíceis de distinguir umas das outras
* Vozes masculinas são mais fáceis de ouvir do que vozes femininas
* Zumbido
Os sintomas da presbiacusia pode se assemelhar a outras condições ou problemas médicos. Converse  com o  seu otorrinolaringologista se você aparesentar algum destes sintomas.

Exames e Testes

Primeiramente , um exame físico completo é realizado para descartar problemas médicos que podem causar perda auditiva. O médico irá usar um instrumento chamado otoscópio para olhar o conduto auditivo. Às vezes, a cera pode bloquear a passagem do som .Em seguida, serão realizados  testes auditivos que vão ajudar a determinar o tipo e o grau da perda auditiva.

Tratamento

Não há cura conhecida para a perda auditiva relacionada à idade. O tratamento é focado na melhoria da sua função cotidiana,como por exemplo,  o uso de aparelhos auditivos e cirurgias.
A perda auditiva pode acometer  tanto os aspectos físicos (não ouvir um alarme de incêndio) como os aspectos psicológicos (isolamento social).
A perda auditiva deve ser avaliada o mais breve possível para descartar causas potencialmente reversíveis, como também obstrução do conduto auditivo por excesso de cerumen ou efeitos colaterais.
Converse com o seu médico imediatamente se apresentar uma mudança repentina em sua audição ou perda auditiva com outros sintomas como cefaléia, alterações na visão, ou tontura.

Caso seja necessário, veja nossa página de aparelhos auditivos e solicite um orçamento!

Nomes alternativos

A perda de audição – relacionados com a idade; presbiacusia

Comments