Como ocorre a audição?

Para entender a perda auditiva é importante compreender como a audição normal ocorre. Existem dois caminhos diferentes pelos quais as ondas sonoras produzem a sensação de audição: via aérea e via óssea.

* Na condução de ar, as ondas sonoras movem-se através do ar no canal auditivo externo (o “canal do ouvido”, entre o ar exterior e o tímpano). As ondas sonoras atingem a membrana timpânica (tímpano) e fazem com que essa membrana timpânica se mexa.

* Os ossos do ouvido médio estão conectados à membrana timpânica. Quando a membrana timpânica move-se, este movimento é transmitido para 3 ossos, que são chamados de martelo, bigorna e estribo. O movimento do estribo provoca ondas de pressão no ouvido, que está cheio de líquido interno.

* A cóclea é uma estrutura do ouvido interno rodeado por esse líquido. Ele contém vários pequenos pelos. Ondas de pressão no fluido fazem esses pelinhos se moverem e é nesse movimento que o nervo auditivo é estimulado. Diferentes frequências de ruídos estimulam a cóclea, que traduz a sensação de sons de alturas diferentes.

* A audição por via óssea ocorre quando uma onda sonora ou outra fonte de vibração faz com que os ossos do crânio vibrem. Estas vibrações são transmitidas para o fluido que envolve os resultados da cóclea e audição.

Tags: , , ,

Comments