Se você já sentiu a sensação de ouvido entupido quando subiu ou desceu a serra, viajou de avião ou até mesmo em um mergulho, e logo depois essa sensação desapareceu, não quer dizer que você tenha algum problema auditivo.
Como desentupir ouvido?
Nessa situação de ouvido entupido em viagem de avião ou subindo e descendo uma serra, o que ocorre é uma variação na pressão no ouvido, em virtude da mudança de altitude. Com ela, podemos obter o desentupimento adotando alguns procedimentos simples. Então, como desentupir ouvido de forma simples?
- O ato de bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e auxilia desentupir o ouvido.
- Colocar água na boca, segurando com os dedos o nariz e depois a engolindo movimenta os músculos do rosto, provocando o equilíbrio da pressão interna dos ouvidos.Para isso, deve-se inclinar a cabeça um pouco para trás.
- O ato de mascar chiclete, movimenta os músculos do rosto, ajudando a pressão interna dos ouvido a se equilibrar.
- Tapar o nariz com a mão e forçar a saída do ar pelo nariz, também alivia a pressão interna do ouvido, abrindo seus canais.
Como desentupir ouvido com água?
Após um mergulho no mar, piscina ou até mesmo no banho, é comum sentir que entrou água no ouvido, deixando com a sensação de ouvido tampado (alguns falam ouvido tapado), o que é preciso fazer?
- Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, prender a respiração e depois fazer movimentos bruscos com a cabeça ou até mesmo saltar sobre o pé;
- Tentar absorver a água com a ponta de uma toalha ou papel;
- Se posicionar com o ouvido tampado virado para baixo, puxando a orelha em várias direções.
Para se prevenir desta situação desagradável, sempre que for nadar utilize-se de um tampão de ouvido ou touca para evitar a entrada da água.
O tampão de ouvido protege e faz com que a água não entre no conduto auditivo da pessoa, evitando doenças causadas pela água no ouvido e até mesmo infecções.
Quando a o ouvido entope sem motivo aparente e vem acompanhado de outros sintomas, como vertigens, coceiras, dores de cabeça e febre, é necessário ligar o sinal de alerta e procurar um especialista, no caso o otorrinolaringologista, o popular “médico de ouvido”.
Este problema de entupimento pode ser uma infecção do ouvido, uma inflamação do ouvido ou outro problema que necessitará de conhecimentos e acompanhamento do profissional de otorrinolaringologia.
Ouvido entupido: o que pode ser?
Veremos aqui algumas causas do ouvido tampado e posteriormente como tratá-las.
Infecção do ouvido
A infecção do ouvido, a chamada otite, tem como uma de suas consequências o entupimento do ouvido, reduzindo parcialmente ou totalmente a audição, podendo ter como outras consequências: dor, febre, coceiras e vermelhidão.
Nesta situação o melhor é procurar ajuda médica para iniciar tratamento visando eliminar o incômodo.
Excesso de cera no ouvido
A cera é uma substância produzida pelo nosso organismo para proteger o ouvido, porém em excesso acaba por entupir o conduto auditivo, podendo bloquear parcial ou totalmente a passagem dos sons para as áreas internas do ouvido.
A utilização de cotonetes para limpar o ouvido em sua parte interna não é recomendado pelos especialistas, pois o cotonete pode empurrar a o cerume para uma área mais profunda do canal auditivo, compactando-o e provocando o interrompimento da passagem dos sons.
Nesta situação, só a ajuda médica poderá desobstruir o canal auditivo, através de lavagem do ouvido ou a utilização de instrumentos apropriados.
Em alguns casos, devido ao endurecimento da cera, os médicos receitam aplicação de remédio para ouvido entupido visando o seu amolecimento para posterior retirada do cerume.
Labirintite
Uma das consequências da labirintite é que ela provoca a sensação de ouvido tampado.
Neste caso, quando surgem as crises de labirintite, é necessário pedir avaliação médica do profissional competente, o otorrinolaringologista, visto que para este tratamento é preciso determinar as causas.
Sensação de ouvido tampado: colesteatoma
Devido a seguidas infecções no ouvido, há um crescimento de pele no interior do canal auditivo, gerando um pequeno cisto que bloqueia a passagem de sons, dando a sensação de ouvido tampado.
A ajuda médica é indispensável, pois a cura se dá por meio de medicamentos por ele prescritos ou pela realização de pequena cirurgia para eliminar o cisto.
Síndrome de Ménière
A Síndrome de Ménière é uma doença que, além de produzir vertigem, surdez flutuante e zumbido, provoca a sensação de ouvido entupido, assim como a pressão produzida pela variação da altitude.
Para aliviar seus sintomas, é necessário a utilização de medicamentos prescritos por médico otorrino, após o diagnóstico da doença.
Calcificação de um ou mais ossinhos do ouvido
Se ocorrer uma imobilização de qualquer dos três ossinhos do ouvido médio que ajudam a transmitir as ondas sonoras até o ouvido interno, de forma a impedir o movimento conjunto com o tímpano, pode ocorrer a sensação de ouvido tampado.
Ouvido entupido: gripe, resfriado e rinite alérgica
Na gripe, no resfriado ou na rinite, o catarro pode provocar a obstrução nasal, podendo ser empurrado para o ouvido, dando a sensação de ouvido entupido.
Em quaisquer das situações acima, se a sensação de entupimento do tampado não for sanada em 24h, deve-se procurar o médico especialista (otorrinolaringologista) para avaliação do caso e do diagnóstico, iniciando o tratamento adequado, pois só assim evitaremos complicações para o nosso ouvido, este órgão tão importante e sensível do corpo humano.