A surdez súbita é uma condição em que a pessoa perde a capacidade de ouvir de repente.
Isso pode acontecer em um ouvido ou em ambos e pode ser completa ou parcial.
Para enriquecer com mais detalhes o tema, convidamos a fonoaudióloga audiologista Viviane Ribeiro para dar sua opinião.
De acordo com Viviane, “A surdez súbita é uma situação médica urgente, pois pode ser causada por uma variedade de condições, algumas das quais podem ser tratadas se detectadas rapidamente”.
Uma das causas mais comuns de surdez súbita é a otite média aguda, que é uma infecção do ouvido médio.
Outras causas incluem lesões no ouvido, acidente vascular cerebral, doença autoimune, uso prolongado de medicamentos ototóxicos, exposição a ruído excessivo, e outras condições médicas subjacentes.
O diagnóstico da surdez súbita é feito através de uma série de testes auditivos, incluindo audiometria tonal, imitanciometria e potenciais evocados auditivos.
O tratamento depende da causa subjacente da surdez súbita e pode incluir medicação, cirurgia, uso de aparelhos auditivos ou outros tratamentos.
É importante destacar que a surdez repentina pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa e pode causar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Por isso, é fundamental que as pessoas que sofrem com surdez súbita recebam tratamento adequado e apoio para lidar com as suas dificuldades e adaptarem-se à sua nova condição.
A surdez súbita é reversível?
“A surdez súbita pode ser reversível ou irreversível, dependendo da causa subjacente”, comenta Viviane.
Algumas causas comuns de surdez repentina, como infecções do ouvido médio ou o uso de medicamentos ototóxicos, podem ser tratadas e resultar em recuperação auditiva parcial ou completa.
Outras causas, como lesões no ouvido ou doenças autoimunes, podem ser irreversíveis e resultar em perda auditiva permanente.
É importante que a pessoa que sofre com perda de audição repentina busque atendimento médico imediatamente para que a causa possa ser identificada e o tratamento apropriado possa ser iniciado.
Algumas causas de surdez súbita, como acidente vascular cerebral, podem ser tratadas mais eficazmente se detectadas precocemente.
Algumas intervenções como aplicação de corticosteróides, podem ser eficazes para recuperação auditiva em casos de surdez repentina causada por inflamação, ainda que algumas vezes pode ser necessário o uso de aparelhos auditivos para melhorar a capacidade auditiva.
Em geral, é uma situação médica urgente e é importante que a pessoa busque atendimento médico imediatamente para maximizar as chances de recuperação auditiva.
A perda de audição repentina pode ser causada por estresse?
A perda súbita de audição pode ter várias causas, incluindo problemas médicos, infecções, lesões e até mesmo o uso de medicamentos ototóxicos.
“A relação entre o estresse e a perda súbita de audição é complexa e ainda não está completamente compreendida”, explica Viviane, da Otoclinic Aparelhos Auditivos.
No entanto, algumas pesquisas sugerem que o estresse pode desempenhar um papel na perda auditiva súbita em alguns casos.
O estresse crônico pode causar danos às células do corpo, incluindo as células do ouvido interno. Isso pode levar a problemas de audição, incluindo a perda auditiva súbita.
Além disso, o estresse pode levar a outros problemas médicos, como pressão arterial elevada, que podem afetar a audição.
Além disso, o estresse pode desencadear respostas inflamatórias no corpo, o que pode contribuir para a perda súbita de audição em alguns casos.
A inflamação no ouvido interno pode danificar as células sensoriais responsáveis ??pela audição, levando a problemas auditivos.
Algumas pesquisas sugerem que o estresse também pode aumentar o risco de surdez súbita devido ao uso de medicamentos ototóxicos.
O estresse pode aumentar a sensibilidade dos ouvidos aos efeitos colaterais dos medicamentos, o que pode levar a problemas de audição.