A otosclerose é um crescimento anormal do osso do ouvido médio que causa perda auditiva.
Causas
A causa da otosclerose é desconhecida. No entanto, há algumas evidências que podem ser por hereditariedade, fatores hormonais, alterações bioquímicas, metabólicas, infecções, traumatica, vascular e autoimune. A otosclerose é a causa mais freqüente de perda auditiva da orelha média em adultos jovens. Em geral, começa no início da fase adulta. É mais comum em mulheres que em homens e mais frequente na raça branca.
Sintomas
* A perda auditiva é progressiva.
* Zumbido frequente.
* Sintomas vestibulares em 20 a 30% dos pacientes.
Exames e Testes
Um teste de audição (audiometria) pode ajudar a determinar a severidade da perda auditiva.
Um exame de imagem especial da cabeça chamado TC de ossos temporais podem ser usadas para descartar outras causas de perda auditiva.
Tratamento
Medicamentos como o flúor, cálcio ou vitamina D podem ajudar a retardar a perda da audição, mas os benefícios ainda não foram provados.
Um aparelho auditivo pode ser usado para tratar a perda auditiva, porém não vai curá-la, apenas vai ajudar a aliviar alguns dos sintomas.
A cirurgia realizada para melhorar a audição em pacientes com otosclerose é chamada de estapedectomia, a qual consiste na remoção de parte ou todo o estribo substituindo-o por uma prótese. Às vezes, é necessário fazer uma perfuração da platina do estribo para permitir a colocação da prótese. Isso é chamado de estapedotomia.
Para reduzir o risco de complicações após a cirurgia:
* Não assoar o nariz uma semana após a cirurgia.
* Evite pessoas com infecções respiratórias e outras.
* Evite dobrar, levantar, ou esforço, o que pode causar tonturas.
* Evite barulhos altos ou súbitas mudanças de pressão, como mergulho ou voo, até a cura.
Nomes alternativos:
Otospongiose; Estapedectomia