Aparelho auditivo com valor muito barato compensa? A resposta com certeza é não. Se você, em suas pesquisas por um aparelho para surdez, encontrar algo em torno de 70 a 200 reais, desconfie, pois este não é um valor de aparelho auditivo, mas de um amplificador de som. Entenda quais são as diferenças entre eles.

Após uma consulta a um médico otorrinolaringologista  (o “médico de ouvido”, em termos mais populares), muitos pacientes são diagnosticados com perda auditiva e já correm para a internet para fazer uma busca até que sensata: “aparelho auditivo valor”.

É muito recorrente essa busca por valor acontecer, pois uma perda auditiva requer o uso do aparelho auditivo – que não são exatamente de baixo custo – para melhorar a qualidade da audição.

Após essa recomendação médica, se você é uma pessoa que sente necessidade das pessoas falarem em tom mais elevado para que possa ouvir ou até mesmo precisa aumentar o volume da televisão para escutar seu programa favorito, o uso se torna indispensável.

O mercado comercial de aparelhos auditivos é muito amplo e possui ofertas variadas. Segundo dados de 2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 360 milhões de pessoas tem problema auditivo, motivado por diversas causas, que representam cerca de 5% da população mundial. Ou seja, você não está sozinho.

Ainda, dentro dos dados da OMS, 1,1 bilhão de pessoas poderão ter perdas auditivas  só por escutar música alta, utilizando fones de ouvido.

Um fato sobre esse mercado é que a maioria das pessoas portadoras de problemas auditivos são refratárias ao seu uso, por questão de estética, medo ou vergonha, deixando de se beneficiar da melhora de vida que esses aparelhos possam proporcionar.  

Aparelho auditivo valor e preço

Após pesquisar por preço em várias empresas, você chega à conclusão que os valores obtidos são bastante diferentes e que é necessário entender um pouco mais sobre eles, a fim de adquirir aquele aparelho que realmente atenda às suas necessidades para não acabar comprando gato por lebre.

Portanto, saber qual o valor de um aparelho auditivo vai depender de diversas variáveis que influencia o preço, sendo os recursos tecnológicos agregados aos aparelhos um dos fatores principais.

Conhecer o valor de aparelho auditivo é importante para nos programarmos financeiramente, mas avaliarmos o custo benefício do seu uso é o que nos fará decidir pela compra.

É possível encontrar aparelhos para surdez por 23 reais na internet, que são meramente amplificadores de sons (não são aparelhos auditivos, de fato) e podem prejudicar ainda mais sua perda auditiva.

Aparelho auditivo valor muito abaixo do normal
Muito cuidado com anúncios de aparelhos auditivos pela internet. Eles não podem ser comercializados online.

Cabe alertar que nunca você deve comprar aparelho auditivo online, pois não é permitido a comercialização deles. Alguns vendedores te levam a crer que isso o ajudará a escutar melhor e o efeito pode ser justamente o contrário. Bons aparelhos auditivos têm preços na casa do milhar em reais.

Considerações importantes

Aparelhos para audição não são como eletrodomésticos ou móveis para a casa, que você simplesmente entra em uma loja virtual e concretiza a compra pelo gosto pessoal. A aquisição de um aparelho de surdez exige a presença física, em uma loja ou clínica especializada, perante um especialista, normalmente um fonoaudiólogo, que irá, após avaliação do exame audiométrico, determinar os tipos de aparelhos que podem ser  utilizados.

O especialista moldará a orelha do paciente para a confecção do aparelho, colocando e acompanhando a adaptação do aparelho, além de fornecer todas as informações de uso e cuidados para o melhor aproveitamento do bem adquirido.

Aqui na Otoclinic é possível encontrar o aparelho auditivo que melhor atende a sua necessidade, de perdas leves a profundas. Você será atendido por um especialista altamente qualificado, que tirará todas as suas dúvidas e irá auxiliá-lo para uma adaptação rápida, tranquila e fácil. Se quiser conhecer como nós trabalhamos e agendar uma consulta na nossa clínica, os telefones são: (11) 3804-7723 (11) 3804-7724 (11) 2979-4912.

Não se prive de ter uma melhor condição de vida, ouça todos os sons que a natureza lhe proporciona. Se o problema inicial na sua busca na internet era “aparelho auditivo valor”, esperamos que não seja mais um empecilho, pois o benefício da aquisição de um aparelho para melhorar a sua audição certamente será bem maior que o seu custo.

Viviane Ribeiro é a Fonoaudióloga responsável pelo atendimento na Otoclinic Aparelhos Auditivos. É formada em Fonoaudiologia pela PUC/SP e pós-graduada em Audiologia pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição.